Como desenvolver seu TCC em 10 passos
Olá, seja muito bem vindo (a)!
Se você chegou até aqui, acredito que está precisando desenvolver seu trabalho de conclusão de curso. Sabe-se que como se trata de um momento muito importante na vida da maioria dos graduandos, a escrita desse material causa muito nervosismo e apreensão. Se você está com dificuldades para fazê-lo, calma que vou te ajudar, você precisa apenas seguir os passos simples e diretos que irei te indicar logo abaixo. Se está tranquilo, continua aqui do mesmo jeito, tá certo? De qualquer forma, seguindo essas informações tenho certeza de que você irá desenvolver um TCC incrível!
Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber para desenvolver do seu TCC.
- O que é o TCC?
- Buscando informações sobre o modelo do TCC do seu curso
- Como escolher um tema?
- Como selecionar um assunto?
- Encontre um orientador
- Como começar a escrever
- Estruture um pré-projeto
- Desenvolva o TCC
- Faça um checklist dos principais pontos do TCC
- Faça a apresentação do TCC
1. O que é o TCC?
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é o componente obrigatório para conclusão da Graduação na maioria dos cursos de nível superior no Brasil. Embora já existam faculdades que não exigem esse tipo de produção, de fato ele é exigido em boa parte das instituições brasileiras como atividade das disciplinas TCCI e TCC II.
Observa-se que a passagem dos alunos pelo estágio de preparo do trabalho de conclusão é de grande importância para a formação e aprofundamento do conhecimento de áreas específicas da profissão. Assim, o desenvolvimento do TCC deve explorar essas áreas de interesse do graduando. Também deve desenvolver nele habilidades importantes ao longo do processo de desenvolvimento desse trabalho.
2. Buscando informações sobre o modelo do TCC do seu curso
Nessa etapa, você deve recorrer até a coordenação do seu curso para obter as informações necessárias ao desenvolvimento do seu trabalho. O coordenador deve lhe informar os requisitos para a matrícula na cadeira do curso, às vezes é possível adiantar a disciplina. Lembrando que alguns cursos exigem as disciplinas TCC I e TCC II. Assim, se for o seu caso e dentro das suas possibilidades, é possível sim você cursar a matéria alguns períodos antes.
Outra informação, é sobre o tipo de TCC que você necessita entregar, uma vez que, atualmente as faculdades estão dando preferência ao desenvolvimento de um artigo científico. Assim, a estrutura desse tipo de material é bem mais enxuta que a monografia.
E por último, não deixe de verificar se há um modelo em Word para esse TCC. Às vezes, a estrutura do trabalho não exige todas as normatizações da ABNT e assim você não terá trabalhado em vão.
3. Como escolher um tema?
A escolha de um tema é crucial para o sucesso da escrita do seu TCC. Sugiro que você busque fazê-lo seguindo alguns critérios como:
- Quais foram as disciplinas que você teve mais afinidade e destaque durante o curso?
- Se está realizando estágio, quais disciplinas possuem importância prática para excelência dessa função?
- Qual assunto ligado as disciplinas têm importância para você profissionalmente?
- Qual tema seria mais viável na busca de dados?
- É uma escolha é praticável ou demandará muitos recursos de tempo e financeiro?
4. Como selecionar um assunto?
Agora que você já tem um tema em vista, é preciso escolher um assunto dentro do universo dessa temática para que você possa estudá-lo. A escolha do assunto precisa ser delimitada para que você tenha a capacidade de aprofundar o conhecimento. Lembrando que é preferível ser detalhista e consistente sobre algo importante do que abordar de forma redundante sobre um monte de coisas.
E como saber se meu assunto está bem delimitado? Você pode observar trabalhos com temáticas semelhantes fazendo uma pesquisa no próprio Google acadêmico. Analise os títulos e resumo dos trabalhos dos últimos 5 anos pelo menos que estão relacionados ao seu tema. Verifique os problemas, ideias e situações indicados nos trabalhos, destacando os conteúdos associados. Você até já pode iniciar um processo de fichamento aqui, se quiser.
Resumindo, nos trabalhos escolhidos, você irá compará-los com o seu objeto de estudo e assim observar se você está sendo muito amplo ou muito limitado. Lembre-se que você pode pedir a ajuda de um orientador que atue no tema que é de seu interesse.
5. Encontre um orientador
No processo de escolha do orientador, o aluno deve considerar a área de interesse do professor orientador para desenvolvimento da pesquisa. Nessa etapa, é importante que o aluno verifique quais professores fazem parte do corpo docente de sua instituição e suas respectivas Linhas e Áreas de Pesquisa. É importante que haja compatibilidade do tema e da pesquisa do TCC com a linha de atuação acadêmica do orientador para garantir o sucesso do trabalho.
Atenção, verifique se é possível obter a orientação de docentes externos, isto é, de outras instituições. Pois nem sempre o corpo docente da sua instituição terá professores compatíveis com o tema que você tem afinidade.
6. Como começar a escrever
Não tem como começar a escrever sem ler!
Quem não possui o hábito da leitura, precisa desenvolvê-lo, pois é difícil ter uma formação de qualidade sem muita leitura qualificada. Assim, o que você necessita saber é que, quando encontrar o material que julgar certo, primeiro faça uma leitura de reconhecimento. Depois, na redação do texto científico as informações devem obedecer à ordem lógica do raciocínio, passando para o leitor uma linguagem clara e precisa. No rascunho, você deve escrever o que lhe vier à cabeça. Depois, você deve eliminar as partes desnecessárias e dar continuidade à construção do texto, coletando dados bibliográficos e obedecendo à ordem das informações no texto.
7. Estruture um pré-projeto
O pré-projeto, anteprojeto ou plano de trabalho é o quadro norteador da pesquisa, ou seja, o material que contém apenas as informações estratégicas para a elaboração do TCC. Ele também é conhecido por matriz do TCC e geralmente é produzido na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico. Em algumas instituições o pré-projeto é realizado durante a disciplina TCC I. Nessa etapa, você fará uma trilha para indicar os passos que você deverá cumprir para desenvolver seu TCC.
8. Desenvolva o TCC
Nesse momento, espera-se que você seja capaz de desenvolver uma abordagem introdutória sobre as partes indicadas abaixo durante a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso o TCC I:
- Título
- 1. Introdução
- 2. Fundamentação Teórica
- 3. Procedimentos Metodológicos
- Referências
Atenção: estas etapas acima poderão ser melhoradas na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II. Aqui, espera-se que o aluno conclua as seguintes etapas indicadas abaixo:
- Título
- Resumo
- Palavras-chave
- 1. Introdução
- 2. Fundamentação Teórica
- 3. Procedimentos Metodológicos
- 4. Resultados e Discussões
- 5. Conclusões ou Considerações Finais
- Referências
- Apêndice*
- Anexos*
*Só indicado se o modelo for uma monografia. Para artigos não é necessário.
Em outros posts, prometo abordar de forma detalhada esses itens, aqui não terei como aprofundá-los!
9. Faça um checklist do TCC
O checklist (ou lista de verificação) é uma ferramenta que permite verificar e acompanhar as tarefas. Com o checklist é possível minimizar erros e aumentar a organização das suas atividades. Faça uma verificação dos principais pontos do conteúdo e da formatação da ABNT exigida pelo seu curso para a elaboração do TCC.
10. Faça a apresentação do TCC
Depois que você já realizou todos os passos acima, agora é a hora de organizar o trabalho de forma visual para apresentá-lo à banca de TCC.
Nessa etapa, você precisa se informar com antecedência na coordenação do seu curso sobre os requisitos como: o tempo disponível para a apresentação da defesa, se há algum modelo de apresentação em ppt a seguir, se há a necessidade de entregar a apresentação junto com a parte escrita.
Lembre-se, você não deve colocar todo o material escrito nos slides da sua apresentação. Coloque apenas as ideias, argumentos, resultados e conclusões que ajudem a responder a hipótese e o objetivo do seu trabalho.
Se puder usar imagens e fluxograma use-os. A banca apenas quer saber se você entende, se sabe aplicar ou relacionar o que você desenvolveu no seu trabalho escrito. E por fim, lembre-se sempre de fazer um checklist de tudo que é necessário antes da apresentação e faça uma ótima defesa. Sucesso para você e um forte abraço!
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